segunda-feira, 26 de julho de 2010

Valeu a espera! Foi uma navegada espetacular, com mar pequeno e a favor, ventos de fracos a moderados sempre a favor, lua quase cheia e um monte de veleiros deslizando do Rio a Búzios. O barco esteve muito estável, permitindo até cozinhar a bordo.
Bem diferente daqueles veleiros que saíram antes, impacientes que estavam no Rio. Pegaram ondas grandes e vento forte contra. As ondas varriam o convés dos barcos, um perdeu o bimini e todos sofreram muito até chegar a Búzios, levando de 18 a 30 horas nesta perna de 84 milhas. Nós levamos apenas 12 horas, numa boa média de 7 nós.
Ontem a Associação Brasileira dos Veleiros de Cruzeiro ofereceu a todos os velejadores um belo churrasco aqui na sede do Iate Clube de Búzios. A julgar pela fila que se formou para as saladas e para a carne estavam todos famintos. Agora esperamos uma janela para subir até Vitória, o que para mim é a perna mais difícil deste cruzeiro. São 190 milhas tendo pela frente o Cabo de São Tomé com seu regime de ventos de nordeste e uma forte corrente que desce a costa do Brasil. Sempre tem-se que aguardar alguma pequena janela para poder passar. As frentes frias que vem do sul normalmente dissipam-se na altura do Rio e poucas conseguem alterar este regime de ventos nesta parte da costa.
É um belo clube este aqui de Búzios, bem descontraído, boa estrutura e localizado numa excelente baía, bastante abrigado do vento nordeste. A cidade está bem movimentada, com uma festa religiosa que leva vários dias e que traz muita gente além do fluxo normal de pessoas. Várias escunas passam lotadas com alegres turistas e as ruas fervilham à noite.

Um comentário:

  1. aah que delícia deve ter sido a velejada, só a julgar pela lua linda que estava ontem...
    bom, boa sorte no Cabo de São Tomé, espero que não seja como daquela outra vez com as ondas gigantes haha.
    beijos, se cuidem aí e aproveitem muito esse calorão e esses lugares lindos que vcs tão passando!!

    ResponderExcluir