sexta-feira, 23 de julho de 2010


Ainda no Iate Clube do Rio. Ventos do quadrante norte dificultam nossa saída. Daqui a pouco uma reunião de comandantes para decidir se subimos ou ficamos aguardando. O pessoal está ansioso, alguns até já zarparam, vamos ver....
Ontem na falta do que fazer fomos dar uma velejada, estava muito bom. O Taouhiri parece que era o mais contente, deslizando como nunca. O vento um pouco fraco, de 5 a 10 nós, mas foi bom sair para o mar, depois de dias de pequenas tarefas e muita espera. Demos uma volta na Baía da Guanabara, com a ponte Rio-Niterói ao fundo e depois fomos ao mar aberto. Passamos pela Praia Vermelha, que é um cantinho que pouca gente conhece, depois Leme e Copacabana. Estava muito agradável, com a temperatura perto dos 30graus. Na foto a cara de preocupação do Daniel...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Baía de Guanabara, partida para Búzios suspensa.
A idéia é curtir este trecho, e as condições perto de Cabo Frio estão um pouco duras. Por isto a decisão dos comandantes de aguardar o tempo melhorar naquela região. Aqui no Rio temos dias lindos, quentes e noites agradáveis. Ancorados no Iate Clube do Rio de Janeiro, ao lado da Urca, aproveitamos noites estreladas e calmas em águas tranquilas.
O ICRJ tem uma excelente estrutura aos seus associados. Fundado em 1920 proporciona ótimos momentos de lazer. Inúmeros salões, restaurantes e bares, biblioteca e sala de internet, varandas e jardins, várias atividades para a criançada (turmas de pesca, velejada de optimist, natação, etc...) devem fazer deste clube o melhor do Brasil.
Um pequeno grupo de veleiros acabou de sair, já um pouco impacientes com a espera. Devem enfrentar bastante vento leste na altura de Cabo Frio, mas cada comandante tem sua própria decisão. Nós preferimos acatar nosso comodoro e comandantes de flotilha. E ficar no Rio, neste lugar onde estamos, é um enorme prazer. Assim que temos tempo para subir e tempo para desfrutar esta paisagem.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

14.07.2010
Saímos de Angra às 04:00hs com tempo muito ruim. Péssima visibilidade, chuva, aviso de ressaca pela Capitania dos Portos e comunicado para embarcações pequenas não saírem. Enfim, não eram as condições que esperávamos. Mas não haviam muitas alternativas. A outra possível era entrarmos no Abraão e esperarmos por lá. Mas sabíamos que iria piorar ainda mais nos próximos dias e resolvemos encarar. De Angra até o Rio são cerca de 60 milhas e foi uma perna bastante dura, sobretudo para o barco. Ondas de 3 metros com pequeno espaço entre elas faziam o barco desabar e estremecer tudo. Eu e o Daniel, que já estávamos enjoados por quase dois dias sem dormir, nem nos importamos muito. Só sentia mesmo pelo barco que trepidava todo nas quedas. Depois de 10 horas, com vento contra e tudo, acabamos chegando no Rio.
O Cruzeiro Costa Leste, programado para partir neste sábado 17 em direção a Búzios, deve ser adiado até condições melhores de tempo. Parece que o bicho está pegando lá fora... Este CCL reúne-se a cada dois anos para subir a costa do Brasil até Recife, onde depois integra-se à Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Este ano são 63 barcos inscritos no CCL e 150 na Refeno.
Nosso barco é um autêntico barco à velho, com o Victor com seus 70 anos, o Daniel e eu, um pouquinho mais novos. O Victor tem bastante experiência em alto mar: é um argentino que saiu de seu país em um pequenino veleiro de 21 pés e acabou dando dando nas costas paradisíacas de Angra dos Reis. Uma grande figura, que veio navegando com o Guia 4 Rodas para sua orientação, sem cartas náuticas. Daí dá para ter uma idéia do cara. Hoje vive há dez anos no Abraão fazendo charters e muitos amigos.

17/07

Chuva, chuva e mais chuva. Os morros cariocas estão debaixo de uma espessa camada de nuvens. Largada do CCL suspensa até melhorarem as condições. Talvez apenas uma largada oficial simbólica, hino nacional e presença de autoridades. Os comandantes de flotilha fazem uma volta no lugar indicado e depois retornam. Ficamos na espera do tempo melhorar.

18/07

Ontem à noite demos uma boa caminhada pela Urca, um lindo bairro do Rio, ruas calmas e arborizadas de frente para a baía da Guanabara, casas tradicionais de décadas passadas mas que conservam um charme todo especial.
Hoje é dia de descanso, apenas pequenos reparos no barco e lavação de roupas (que estão em estado lamentável - úmidas, cheias de sal e fedidas).
Uma parte do grupo foi de ônibus até Búzios, onde haveria um coquetel de recepção aos participantes do CCL e que não pode ser postergada. Perdemos esta porque preferimos ficar mais tranquilos por aqui mesmo, onde o sol deu uma mostra do calor carioca.