domingo, 5 de setembro de 2010

Saída para Maceió

A próxima perna é a mais longa até agora. Deveremos partir segunda-feira (06/09) para Maceió. Serão 270 milhas e a previsão do tempo indica ventos do quadrante sudeste/leste entre 10 e 18 nós, o que nos é bastante favorável. Temos muita coisa para preparar amanhã, então temos que correr e deixar tudo pronto para zarpar até o final do dia. Temos que aprovisionar o barco, comprar mantimentos, óleo diesel, óleo para o motor, providenciar cartas náuticas, enfim, uma correria. Mais para o meio da semana o vento diminui, então temos que sair logo e aproveitar este período para velejar com ventos a favor. Alguns veleiros também sairão amanhã, como o Guga Buy, Tuareg e Mony.
O Pelourinho é na verdade um grande museu artístico/cultural/arquitetônico a céu aberto. Cada ida para lá nos rende grandes surpresas e sempre tem novidades, mesmo quando achamos que já vimos tudo. Há sempre vários grupos de música ou shows em bares com música ao vivo, e além de todo aquele cenário que são os prédios e as casas, há muitos personagens originais que fazem parte do cotidiano baiano.
Também a parte religiosa é muito forte e assistir algumas missas é sempre um gratificante passeio. Algumas são bastante peculiares, como na missa da Igreja de Santo Antônio, que é um culto todo cantado e batucado, com os fiéis cantando e dançando. Podemos passar agradáveis momentos vendo e ouvindo estes cultos, e mesmo os mais ateus não ficam indiferentes a estes instantes de genuína espitirualidade.

Uma semana em Salvador

Faz uma semana que estamos no TENAB (Centro Náutico da Bahia) e, ao contrário do Aratu Iate Clube, não temos um lugar muito tranquilo no que se refere ao fundeio. Os barcos ficam presos pela popa e pela proa e o mar balança muito. Resultado: até hoje já tivemos três cabos de popa partidos e uma mola estraçalhada. A força que o movimento do mar faz é enorme, e às vezes, conforme o movimento da maré, os barcos sofrem bastante jogando de um lado para o outro. De outra parte estamos muito bem situados no que diz respeito à localização. Como estamos aos pés do elevador Lacerda, em 5 minutos vamos ao Pelourinho.