quinta-feira, 29 de julho de 2010

Búzios - Vitória

Saímos de Búzios as 4 da tarde com um bom vento pela aleta de popa. Com todas as velas em cima fazíamos 6 nós. Depois de duas horas o vento começou a diminuir e então motoramos o resto da travessia, ajudados pelo vento. A noite estava clara pela lua cheia e o mar pequeno, liso e a favor, o que propiciou uma navegação maravilhosa. O mar mais parecia uma grande lagoa calma. Chegamos em Vitória por volta das 19:00hs do outro dia, deois de 27 hs, numa média excelente. Há dois anos exatamente fizemos este mesmo percurso em 33 hs. Não houve um único respingo de mar a bordo pelo vento e pequeno mar a favor, o que permitia cozinhar e descansar.
Nosso sistema de turnos era de duas horas para cada um no leme. Tirando mais algum tempo para cuidar da navegação, da comunicação entre outros veleiros e para a alimentação, acabava sobrando umas três horas para o descanso. Ainda deu para o Victor instalar um super sistema de piloto automático, um criativo e simples extensor que prendia na frente do painel de instrumentos e era atado na roda do leme. Impressionante como funcionou, mantendo o barco sempre no rumo desejado. Isto nos permitiu ter ainda mais folga na condução do barco, já que apenas de vez em quando íamos conferir a rota e ajustar eventuais desvios. Um mecanismo que tratarei de patentear.
Motim a bordo. Tivemos uma pequena revolta por parte da tripulação quando alguns pães de nossa despensa sumiram. Ninguém assumiu a culpa e uma CPI foi instalada e muito provavelmente vai acabar em pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário