quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sto André - Ilhéus

Foi com o coração meio partido que deixamos Santo André. A verdade é que o lugar é simplesmente fantástico e seu povo super querido e amável. Dá vontade de morar por ali, ou pelo menos ter alguma coisa que nos faça sempre retornar. No último dia oferecemos uma rodada de cachorros quentes para uma turma de garotos, que mataram o 1° dia de aula só para ficar seus últimos instantes conosco. Nos ofereceram côcos verdes e algumas frutas de cacau, que não temos a mínima idéia de como se come. Ficamos de enviar-lhes algumas coisas pelo correio, já que são extremamente carentes. Mesmo com tantas dificuldades são crianças alegres e tranquilas. No dia anterior ficaram um bom tempo contando-nos piadas e demos boas risadas. A vinda para Ilhéus foi sem problema algum, exceto a falta de vento que obrigou-nos a motorar quase todo o tempo.
Já em Ilhéus corremos a visitar Itacaré, que fica a uns 65 km daqui. Itacaré na verdade não é uma praia, mas sim uma sucessão delas, entrecortadas por rochedos e morros. É uma região de uma beleza estonteante, com os morros e vales terminando abruptamente sobre a costa e com uma vegetação exuberante. Em várias destas prainhas tem rios que desembocam nelas em uma combinação de rara beleza. É um lugar mais para gente mais jovem, já que seu comércio, lojas, bares e restaurantes são bastante simples e modestos. No verão falta água e luz o tempo todo pois a afluência de turistas, principalmente paulistas, mineiros e cariocas é enorme. Tem também muitos estrangeiros que vem durante todo o ano. Há várias atividades para se fazer, como arvorismo, canoagem, surfe, tiroleza, magníficas trilhas, cachoeiras, off road, rafting e vôo livre.
As principais praias de Itacaré são as da Concha, Resende, Tiririca, Costa, Ribeira, Siríaco, Prainha e São José. Uma mais linda que a outra. Um pouco além, em direção a Ilhéus, tem outras praias imperdíveis como Jeribucaçú, Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho.
Hoje o dia amanheceu muito nublado e com muito vento. Choveu bastante à noite e ficamos meio pelo barco descansando e arrumando coisas. O Vítor e eu estamos avaliando a possibilidade de fabricar uma pasta com as sementes de cacau depois de torrá-las, já começamos a desmontar as frutas e estudar as várias fases deste processo. É o início de uma próspera fábrica de chocolates.
A próxima etapa ainda depende de condições mais apropriadas, estamos com um forte vento sul nesta manhã, com ventos de 25 nós e mar agitado. Talvez saiamos na sexta para a Baía de Camamu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário